quinta-feira, 27 de setembro de 2012

21ª GERED Criciúma em agradecimento aos participantes da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa


Encerrou no dia 21 de setembro a etapa municipal das comissões julgadoras da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa onde foram  selecionados textos que representarão os municípios de abrangência da 21ªGERED-Criciúma na etapa regional da Olimpíada, sendo os gêneros POEMA (alunos de 5º e 6º anos); MEMÓRIAS LITERÁRIAS (7º e 8º); CRÔNICA (alunos do 9º anos do ensino fundamental e 1º do ensino médio); e ARTIGO DE OPINIÃO (2º e 3º anos do ensino médio).
Dos trabalhos selecionados, 17 foram de escolas da Rede Estadual de Ensino, ressaltando que os professores participaram de capacitação de 40 horas, oferecida pela GERED.
No gênero Poemas, viajamos pelos vários municípios, sentimos os cheiros, sentimos a vibração ou a revolta dos moradores e fomos embalados pela musicalidade das produções.
Quando analisávamos as  Memórias Literárias, conhecíamos a história de cada cidade, de cada vila, de cada rua, a vida, a crença, os costumes. As conquistas e também as derrotas, nas diversas batalhas pela vida foram-nos apresentadas em forma de saudosismos diferenciados.
No que se refere às Crônicas: Bah! Foram retiradas com pinça as inúmeras características da gente nossa, da escolinha, do rio, da rua, da ávore principal da praça e nos apresentadas com significativa maestria.
 Foram os Artigos de Opinião que nos mostraram o quanto são críticos nossos alunos do Ensino Médio. Enaltecemos a qualidade e significatividade dos argumentos apresentados, pois fizeram com que voltássemos nossos olhares para a rua, para o bairro, para a cidade, onde cada adolescente está inserido.
Percebemos, a cada comissão, que os professores apropriaram-se das diversas metodologias, em cada Gênero, e surpreendentemente as características de cada gênero deram tônus à qualidade das  produções, sendo muito significativa a melhora a cada nova Edição da OLP – Escrevendo o Futuro.
Parabéns! Parabéns mesmo aos alunos e professores que participaram dessa Edição e fizeram uso da Capacitação oferecida pela Gerência de Educação, multiplicando e compartilhando os diversos saberes, transformando-os em sabores agradáveis ao paladar e sinestesias e onomatopéias que deram vida às produções.
E a recompensa virá em forma de livro, o reconhecimento impresso de que vale a pena participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Professores, alunos e comunidade escolar ganham seu prestígio e reconhecimento.

Nelci de Fátima Pereira Metz
Membro das Comissões Julgadoras Municipais Representante da 21ª GERED
Formação: Língua Portuguesa/ Literatura Brasileira e Língua Estangeira e Literatura inglesa



Comissão julgadora Municipal de Siderópolis

Comissão julgadora Municipal de Forquilhinha

Comissão julgadora Municipal de Lauro Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário